A Semiótica é considerada a ciência da significação, que estuda todas as linguagens. Por isso, é extremamente relevante para a produção de signos visuais, produtos e de tudo o que o Design propõe em termos de comunicação.
“Design é uma disciplina que não produz apenas realidades materiais, mas especialmente preenche funções comunicativas.” Bürdek
Nas últimas décadas, a Semiótica ganhou grande espaço no meio da Comunicação Visual e áreas afins. A prova é que seus conceitos são estudados em diversos cursos superiores como Cinema, Publicidade, Marketing, etc.
Mas, no Design, ela não é exatamente uma novidade. Na Alemanha, a HfG Ulm (Escola Superior da Forma, localizada na cidade de Ulm) já em 1958 tornou a Semiótica uma disciplina regular. Considerada sucessora da Bauhaus, essa escola serviu de modelo para diversas grades curriculares de cursos de Design no mundo todo.
A Semiótica também é essencial para a comunicação visual em si. As cidades estão lotadas de códigos que nos indicam quando parar, seguir, o que pode, o que não pode, etc. Tratam-se de sistemas que foram adotados por uma comunidade para organizar a sociedade e a vida urbana. Quem os desconhece, não consegue se comunicar/conviver eficientemente.
Nós, designers e criadores, somos uma fábrica de significados. Produzimos essencialmente um produto ou serviço que tem por objetivo passar uma mensagem, estabelecer algum tipo de comunicação com o usuário. No início dos projetos, nas fases de pesquisa, estamos fazendo nada mais do que buscar, reunir e selecionar significados. Mesmo nas fases finais, quando prototipamos a fim de testar uma forma, estamos inevitavelmente interligados à Semiótica, processando significâncias e tentando prever conexões lógicas.