Muitas pessoas não sabem que as primeiras aparições do design na história foi meio a pinturas, esculturas rupestres, quando ainda eramos neandertais. Sim, desde aquele tempo! Na verdade, os homens daquela época para se comunicarem entre si, utilizavam o conhecimento que tinham, que era muito limitado por sinal e através de símbolos, tentativas de ilustrações de caçadas, os mesmos conseguiam o entendimento desejado.
Durante todo o processo da evolução humana, o ser humano passa a entender a arte e estudá-la, não só como forma de comunicação, mas também para expor os seus sentimentos. Através dos tempos aprendemos as “regras” da composição, sendo a geometria o ápice destes segmentos, sem contar as leis da Gestalt e toda a sua psicologia das formas, muito bem retratadas pelas obras de Maurits Cornelis Escher.
A estética faz referência ao belo, porém, se tratando de arte, também não define o que é belo ou não, certo ou errado. Muito da estética, tanto quanto da composição e filosofia estão presentes, por exemplo, na Grécia Antiga, os captéis de Ordem Dórica (sabedoria) Jônica (força), e Coríntia (beleza) nos mostra isso através de seus detalhes e conceitos artísticos.
Podemos ver que tais linhas, andam juntas, em total harmonia, o trabalho de nós designers, é estudar estes processos no intuito de conhecimento e também utilização destes conceitos, empregados até os dias de hoje. O design não é uma arte, pois há várias reproduções em massa de uma certa peça ou anúncio, porém, as artes e seus elementos dão o total suporte para nos espelharmos em nosso processo criativo.
Abaixo, o vídeo “70 Million by Hold Your Horses !” que o Grupo L’Ogre criou com obras conhecidas de atores como Leonardo da Vinci, Botticelli, Rembrandt, Michelangelo, Picasso, Van Gogh, Andy Warhol e muitos outros. Vale a pena conferir!