Se você quiser ser um bom profissional, dentre outras coisas, precisa criar o hábito – se ainda não o possui – de ler. Ler é uma boa forma de estimular a imaginação e de adquirir conhecimento. Dependendo do livro, até vai ser divertido: designers, como a maioria dos criativos, costumam ter um bom senso de humor. Ainda bem! Bom, então vamos às 3 dicas de livros “básicos” para designers de produto e profissionais interessados pela área.
Vamos direto ao assunto: Mike Baxter. Projeto de Produto é bibliografia básica, daquelas boas de ler no início da faculdade, pra se situar desde cedo no universo da profissão. Com uma metologia amplamente seguida e adaptada, esta obra encontra-se na 3a edição, lançada em 2011.
Sipnose: “Este livro apresenta uma metodologia de projeto de produto orientado para as necessidades do consumidor e do mercado. Aborda conceitos organizados em forma de ‘ferramentas’ para serem utilizados como produtos simples, encomendados por instrumentos durante a atividade de projeto. A teoria é ilustrada com diversos casos de aplicação prática. Todos eles foram baseados em projetos desenvolvidos pelo próprio autor e sua equipe do Design Research Centre, ligada à Universidade de Brunel, na Inglaterra.” (fonte: Livraria Cultura)
História, Teoria e Prática do Design de Produtos. E precisa dizer mais? Bernhard Burdek não escreveu um livro, deu um presente pra área! O que mais gosto nesse livro é que ele tem um capítulo inteiro descrevendo o Design em uma porção de países. Básico mesmo!
Sipnose: “(…) define a história e a orientação atual do design e transmite as bases principais da teoria e da metodologia do design. Descreve o significado crescente do design nos principais países da Europa, das Américas e da Ásia, por meio de diversos exemplos da prática e do desenvolvimento do design corporativo e estratégico atual, passando pelo design de interface/interação até o design humano.” (fonte: Editora Blucher)
Por fim, Fundamentos de Design de Produto é uma referência teórica de muita valia por dar dicas sobre todo o processo projetual. Assim como o livro anterior, esta obra nos ajuda a perceber a “globalização do design” porque cita, ao final de cada capítulo, estudos de caso ao redor do mundo.
Sinopse: “Fundamentos de Design de Produto oferece um panorama conciso dos principais processos que envolvem o design de produto. Dicas valiosas sobre todas as etapas da criação de um produto são apresentadas, do briefing às soluções, da produção
ao marketing. Guia para referência teórica e inspiração (…)” (fonte: Livraria Saraiva)